Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil e Alfabetização

Agenda

A primeira infância é possivelmente o período de nossas vidas de maior maleabilidade em nossas características. Experiências positivas ampliam nossas capacidades, ao mesmo tempo em que adversidades severas podem restringi-las. É nessa fase que surgem e se ampliam grande parte das desigualdades entre indivíduos. No Brasil, os últimos 30 anos são marcados pela grande aposta na Educação Infantil como estratégia fundamental para promoção do pleno potencial humano na primeira infância, e recentemente vem passando por importante construção institucional e normativa que inclui a homologação de documentos orientadores como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. Nesse eixo, materializamos os conceitos de qualidade presentes na BNCC em instrumentos avaliativos para realizar diagnósticos de redes institucionais, bem como desenhamos programas integrados de avaliação, que têm como objetivo qualificar a gestão e a formação continuada para fortalecer as instituições de Educação Infantil.

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